8 de ago. de 2012

Doença de Huntington


   
Outra doença que esteve em evidência na série House foi a Doença de Huntington (DH). A personagem em questão era a médica Remy Hadley, apelidada de Thirteen (ou Treze). Esta começou a participar da série a partir da quarta temporada. O assunto começou a surgir quando foi mostrado que a mãe da Treze tinha a doença. Após essa descoberta, House e outros começaram a pressioná-la para que fizesse o exame e descobrisse se tinha ou não a doença. Mas por que havia essa suspeita? E por que tanto medo em torno desta enfermidade? No texto que segue, irei abordar um pouco da doença
A DH é uma patologia que afeta o sistema neurológico e tem caráter hereditário, sendo autossômica dominante. Tentando explicar de uma maneira simples, existem genes que são dominantes e outros recessivos. Quando a doença é dominante, um gene é suficiente para causá-la. Quando recessiva, ela ocorre somente se houver o par de genes. Na série, a mãe da Treze tinha a doença e, por isso, a médica teria 50% de chances de ter DH (a mãe poderia ter passado o recessivo ou o dominante).
Voltando a doença, seu sintoma mais característico é a coréia (até por isso a doença já foi chamada Coréia de Huntington). Coréia é o termo designado a movimentos involuntários, bruscos, rápidos e irregulares, que podem surgir nos braços, pernas, face. Podem estar presentes falta de coordenação, diminuição do tônus e da força muscular. Outros sintomas são: depressão, irritação, perda progressiva da memória, dificuldade para mastigar e deglutir. É importante entender que a doença evolui gradativamente, iniciando com perda de memória e incoordenação motora leves, até chegar à coréia e incapacidade, levando a morte após 10-15 do início dos sintomas. Geralmente, a DH começa a se manifestar a partir dos 30-50 anos.
O diagnóstico é feito com base nos sintomas e na história familiar positiva para a doença. A confirmação é feita a partir da análise do DNA. Não existe até o momento cura para esta enfermidade, apenas tratamentos que visam a melhora da qualidade de vida do paciente

Curiosidade: o nome deve-se ao médico norte-americano George Huntington, que a descreveu em 1872. O gene da doença foi descoberto em 1993.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário